Cientista de Dados: o que faz, salário e como se tornar

Ou seja, o conteúdo pode parecer assustador, mas na verdade é algo muito próximo da realidade. Quando precisamos tomar decisões importantes de negócio com o uso de dados, a estatística nos traz as ferramentas necessárias para tomar as melhores decisões. Assim, conhecer distribuições de probabilidade, estatística descritiva e inferencial, escolas frequentistas e bayesiana, são conhecimentos bastante importantes de se ter.

Portanto, é fundamental para a pessoa cientista de dados desenvolver a capacidade de transformar problemas de negócio em problemas de ciência de dados. O cientista de dados é um profissional especialista em analisar dados, que possui habilidades técnicas para resolver problemas complexos e identificar tendências a partir das informações extraídas durante seu trabalho. Os dados desempenham um papel importante na vida de um cientista de dados. Portanto, você precisa ser proficiente em gerenciamento de dados, que envolve extração, transformação e carregamento de dados. Isso significa que você precisa extrair os dados de várias fontes, transformá-los no formato necessário para análise e finalmente carregá-los em um data warehouse.

Aprenda uma linguagem de programação

Diversas áreas acadêmicas podem ser úteis para aprender a bootcamp de programação. Também pode optar por cursos específicos em Data Science e Análise de Dados. A seleção deve considerar seus interesses pessoais, metas de carreira e as habilidades que deseja desenvolver. Essa profissão está em alta demanda em uma variedade de setores, incluindo tecnologia, saúde, finanças e marketing, tornando-a uma carreira gratificante para quem deseja se aprofundar no mundo da Data Science. Monte um portfólio com os projetos que você desenvolveu, mostrando suas habilidades e resultados alcançados. Isso pode ser crucial para conseguir oportunidades de trabalho na área.

Outra função comum no dia a dia desse tipo de profissional é a análise de exploração, em busca de insights e padrões nos dados. Nesse momento, utiliza-se um conhecimento estatístico para desenhar gráficos e estabelecer análises prévias https://www.varginhaonline.com.br/206522/curso-de-desenvolvimento-web-voce-preparado-para-o-mercado-de-trabalho.html que evidenciam interessantes descobertas. Segundo um estudo da IBM, 80% das pessoas cientistas de dados passam a maior parte do tempo encontrando, organizando e tratando dados, ao passo que apenas 20% delas fazem análises.

Como se tornar um cientista de dados de sucesso?

Questões como privacidade de dados, viés algorítmico e ética na IA são desafios constantes. Cientistas de dados devem estar cientes do impacto social e ético de seu trabalho. Para ajudá-lo a iniciar sua carreira de web designer, selecionamos 7 dos cursos de web design online mais bem avaliados que você pode fazer agora mesmo. Confira como formação e experiência em tecnologia podem abrir portas para carreira internacional. Por isso, um analista de dados deve estar familiarizado com a área de negócio para a qual ele está iniciando um projeto, utilizando Data Science. O principal objetivo da Ciência de Dados é resolver os problemas do negócio.

Isso se reflete nas constantes oportunidades de trabalho e nos salários atrativos. Há uma enorme quantidade de pessoas que querem saber como ser um cientista de dados simplesmente porque querem ganhar o salário de um. Você pode ou não saber, mas você não será capaz de surpreender ninguém com um diploma de bacharel no século XXI. Hoje em dia, ter um mestrado é quase essencial para poder competir no mercado de trabalho das carreiras mais procuradas – a ciência de dados não é exceção. Ter conhecimento em regressão linear, regressão múltipla, clustering, álgebra linear e outros modelos estatísticos é essencial. Por isso, ter conhecimento do básico de bancos de dados e conhecer as maiores ferramentas do mercado faz parte da rotina do cientista de dados.